PROBLEMATIZAÇÃO: As atividades oferecidas na Educação Infantil propicaiam situações de movimentos e ritmo?
JUSTIFICATIVA: Percebemos que, em sala de aula, ao ouvir uma música, a maioria das crianças ficava parada, somente alguns alunos movimentavam-se, sendo assim, vimos a importância do estímulo para que a criança descubra sons e ritmos, aliando-os aos movimentos e produzindo novos.
Sabendo o quanto é importante para o ser humano falar, movimentar-se e se expressar musicalmente exprimindo suas emoções através da expressão corporal, busca-se através desse projeto levar a criança a um maior contato com a música, acompanhando ritmos, melodias e descobrindo sons.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver noção e expressão de ritmos por meio da audição, descobrindo a existência dos mesmos, reproduzindo-os e expressando-se corporalmente
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- perceber sons e descobrir que podemos produzí-los
- explorar possibilidades de gestos e ritmos corporais
- expressar sensações e ritmos por meio de gestos, posturas e da linguagem oral
- ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros e produções musicais
- exploração, expressão e produção do silêncio e de sons com a voz, o corpo e materiais sonoros diversos
- brincar com a música, criar e reproduzir criações musicais
CONTEÚDOS:
Produção livre de desenhos
Som e ritmo
Duração(devagar/rápido)
Intensidade (forte/fraco/alto/baixo)
Esquema Corporal
Cores
AVALIAÇÃO: Através da atenção para ouvir, responder, imitar e da capacidade de expressar-se musicalmente, por meio da voz, do corpo ou materiais sonoros.
BIBLIOGRAFIA:
Convivendo com a Pré-Escola
Pré-Escola: tempo de educar
Proposta Curricular
Revista Recreio
Revista Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário